Como criar webinars que fecham mais negócios

Os webinars não são novidade. Na verdade, as empresas vêm  fazendo isso há anos . Dito isso, há muitas maneiras de criar um webinar de sucesso. Afinal, só fazer um webinar não garante seu sucesso.

Os webinars exigem prática e muita tentativa e erro para acertar. Existem ferramentas nas quais você deve investir, estratégias para o sucesso e ajustes a serem feitos com base no público que assiste aos seus webinars.

Na verdade, minha empresa tem trabalhado no lançamento de seu primeiro webinar e, embora tenha sido muito empolgante, ele não veio sem o seu quinhão de trabalho. Aqui estão alguns dos meus melhores conselhos quando se trata de criar um webinar de sucesso.

1. Tenha um plano claro.

Quando se trata de webinars, tudo é um jogo justo. No entanto, é importante identificar exatamente o que você deseja obter do seu. Busque os seguintes tópicos:

  • Determine o ponto de dor do seu público.
  • Compartilhe sua própria experiência e use o poder da narrativa .
  • Mostre ao seu público a solução.
  • Revele como seu público se beneficiará.
  • Faça uma oferta de venda em algum lugar (não muito promocional) mas incentive a ação.

O objetivo de qualquer webinar é mostrar ao seu público o valor do que você tem a oferecer e levá-lo a comprar seu produto/serviço.

Para começar, incentive as pessoas a participarem do seu webinar. Tenha um formulário de inscrição que eles possam preencher, completo com detalhes sobre o seu webinar, para que eles possam ver imediatamente os benefícios de participar.

Considere adicionar um formulário popup ou cronômetro de contagem regressiva ao seu site para anunciar seu próximo seminário on-line e incentivar o registro. Poste sobre seu webinar em suas mídias sociais favoritas. Considere até mesmo colegas de trabalho e blogueiros para promover seu webinar para o público.

2. Crie o webinar.

Depois de ter debatido o conceito por trás do seu webinar, você precisará criar seu webinar para os membros do público. A tecnologia desempenha um grande papel no sucesso do seu webinar e no negócio que você gerará depois, portanto, planeje de acordo.

Usamos o Google Docs para fazer todas as nossas apresentações de slides. Além disso, nos concentramos em tornar as informações o mais simples possível, ao mesmo tempo em que nos concentramos em fornecer a quantidade certa de conteúdo. De fato, ler o livro de Garr Reynolds, Apresentação Zen , realmente ajudou minha equipe a desenvolver slides visualmente impressionantes que se relacionam com o público sem sobrecarregá-los.

Você não quer que seus participantes percam nada porque seus slides são muito pesados. Você também não quer que eles sintam que estão desperdiçando seu tempo porque seu conteúdo é muito fino. A chave é encontrar esse equilíbrio perfeito. No final, meu lema é: “Você é a apresentação, não seus slides”.

Outra dica é usar o Canva para criar apresentações com modelos prontos.

3. Escolha uma plataforma.

Depois de ter seu webinar descrito e sua apresentação de slides preparada, escolha uma plataforma de hospedagem de webinar. Há muitos para escolher, como  GotoWebinar ,  ClickMeeting e EasyWebinar ,  Zoom Webinar , Eventials e a Gobrunch (que tem como missão revolucionar o mercado de Webinars de forma gratuita). Todos eles vêm com seu próprio conjunto de recursos e preços.

4. Concentre-se nos detalhes.

Pequenos detalhes, como áudio, podem interromper seu webinar, mesmo que o conteúdo que você esteja entregando seja de primeira qualidade. É por isso que recomendamos investir em um microfone de alta qualidade, como o  Rode Podcaster . Ele se conecta diretamente ao seu computador com um USB, então é super fácil de configurar. Ele também oferece um som excelente, o que é crucial se o público estiver vendo apenas a apresentação de slides e ouvindo sua voz.

Além disso, você pode querer considerar um suporte de mesa para eliminar batidas e trepidações enquanto fala. Qualquer distração durante o seu webinar pode irritar seu público ou fazer com que ele perca a noção do que você está dizendo, o que pode resultar em perda de oportunidades.

5. A prática leva à perfeição.

Em seguida, tenha um plano para o seu webinar. Não tente fazer no improviso e definitivamente, não espere que os participantes não notem sua falta de preparação.

Na verdade, o host de webinar da minha empresa deixou este conselho para os marinheiros de primeira viagem.

  • Bate-papo ao vivo. Conte com a ajuda de um co-anfitrião para ajudar a gerenciar o recurso de bate-papo ao vivo, se você tiver um. Desta forma, os comentários dos participantes são abordados, mas você não perde o controle do webinar.
  • Prática. Crie um webinar simulado com sua equipe/amigos para praticar antes do original. Dessa forma, você pode garantir que todo o equipamento funcione, você sabe o que está fazendo e tocou em todos os pontos desejados no período de tempo designado para o webinar. Isso também lhe dá a chance de receber feedback construtivo para que, quando você for ao ar, se sinta confiante.
  • Lembre-se, ninguém é perfeito. Não há problema em querer que seus webinars fluam perfeitamente. Mas a verdade é que você é humano e os eventos ao vivo tem a tendência de revelar pequenas imperfeições, não importa o quanto você pratique. Seu público sabe que você está ao vivo e vai entender isso. Há uma enorme diferença entre ter dificuldades técnicas e estar simplesmente despreparado.

 

Como você pode ver, criar um webinar que converta participantes em clientes não é tão difícil, contanto que você reserve um tempo para organizar seus pensamentos, invista em alguns equipamentos de alta qualidade e tenha um plano de ação que tenha como objetivo solucionar seu objetivo questões mais prementes do público.

 

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