Como criar um persona para sua estratégia de marketing digital

Muitas empresas utilizam diversos recursos e ferramentas para conseguir alcançar um bom resultado em tráfego para seu site, através de conteúdos ricos e até mesmo infoprodutos gratuitos.

Porém, de nada adianta ter um conteúdo rico, um site bonito e responsivo ou estar na primeira página do Google, se sua empresa não conversa com seus visitantes no mesmo tom de voz que eles. Para resolver esta questão, é imprescindível que antes de qualquer ação de marketing, uma empresa defina exatamente, quem é o seu cliente, ou seja, defina seu Persona.

 

Mas, o que é Persona?

Buyer Personas (ou Personagens Compradores) são criados para que você entenda em profundidade quem é o seu cliente. Além das características sócio-demográficas comuns no público-alvo, o persona é mais aprofundado, auxiliando você a compreender sentimentos, hábitos, comportamentos, desejos e motivações daquele comprador.

As relações de negócios e vendas mudaram muito nos últimos 10 anos. Hoje o cliente escolhe com quem, quando e onde comprar, diferente de antes, quando as empresas “empurravam” produtos e serviços para os clientes.

As personas também ajudam a desenvolver as mensagens da sua marca, alinhando a linguagem da empresa à linguagem do público. Ao estar na mesma sintonia que seus clientes, fica muito mais fácil criar conexões emocionais.

Criando seu Persona:

O processo de desenvolvimento de seu persona não é simples. É trabalhoso e necessita de muita pesquisa, pois você vai precisar buscar informações particulares sobre seus clientes. Nesta fase do processo, pesquisar é fundamental, então prepare-se para captar o máximo de informações possívels.

Levante os dados sócio-demográficos: Pegue seu público alvo definido, liste idade, profissão, formação acadêmica, dificuldades enfrentadas, desejos, etc. e coloque em um papel. Tenha estas informações sempre bem organizadas.

Entenda os hábitos de consumo: Entenda quais os gatilhos que levam seus clientes a comprar seus produtos/serviços. Se é por impulso; quem decide a compra; o tempo que levam para se decidir, etc.

Explore os comportamentos: Como agem online e off-line; quais canais usam para se relacionarem com marcas; a frequência que entram em contato com empresas; os desafios do dia-a-dia, etc.

Pesquise conteúdos: Levante com seus clientes que tipo de conteúdo consomem, com que frequência e em quais canais. Isso irá ajudar a definir sua estratégia de marketing de conteúdo e a jornada de compra.

Crie a persona: Crie um nome, uma foto, profissão, desafios, desejos, medos e necessidades deste personagem. Use os dados que você acabou de reunir para atribuir o maior número de características possíveis para a sua persona.

Use a persona: Após o processo de criação, use seu persona como base para criar conteúdos ainda mais alinhados para suas necessidades. Ele será o seu guia e é preciso conhecer, admirar, surpreender e encantá-lo todos os dias.

 

Material Gratuito de Apoio

Para auxiliar você no processo de criação do seu persona, disponibilizei gratuitamente meu mapa de persona.
Com este mapa, vai ficar mais fácil reunir e visualizar as informações sobre seu persona.

Para baixar o mapa de personas gratuitamente clique aqui

Conclusão

Dependendo do seu nicho de mercado, você poderá utilizar mais de um persona (recomendo até 5). Assim você poderá alavancar seus negócios em todas as frentes, elevando seus resultados através de campanhas de marketing digital (ou até mesmo offline) cada vez mais assertivas.

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