4 dicas para uma estratégia impactante de marketing de influência

O marketing de influência pode ser uma ótima maneira de apresentar sua marca (ou serviço) de maneira autêntica, especialmente para grupos de consumidores que podem ser avessos à publicidade digital.

Usando uma personalidade on-line, com influência digital real e natural (Influencer), as marcas podem se conectar mais profundamente com seu público-alvo e ver o valor duradouro da marca sendo construído – isto é, desde que sua estratégia de marketing de influenciador contenha conteúdo de alta qualidade e altamente dados quantificáveis.

Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a formular uma estratégia de marketing de influência mais impactante.

1. Se não houverem dados, não há pagamento.

Nos últimos anos, houve um boom de pessoas tentando se tornar “influenciadores digitais”, a fim de ganhar dinheiro. Dentro deste grupo, há aqueles que geraram influência digital real, e aqueles que estão tentando fingir ser (infelizmente, parecem haver mais destes ultimamente).

Recomendo vetar os falsos influenciadores navegando pelo conteúdo deles e verificando suas relações entre engajamento e seguidores, analisando os comentários para ver se há conversas reais (em oposição aos bots) e usando ferramentas como SocialBlade e Twitter Counter para acompanhar o crescimento de seus comunidades.

Se você vê saltos enormes em seguidores durante curtos períodos de tempo, é provável que esses influenciadores tenham comprado sua “influência”.

Uma regra simples a seguir é: “Sem dados = sem pagamento”. Desconfie de gastar dinheiro com qualquer influenciador que não seja transparente com seus dados – É fácil para os influenciadores dizerem que seu conteúdo recebe milhões de impressões, no entanto, sem comprovações, eles podem estar mentindo.

2. Estabelecer uma relação mutuamente benéfica

Depois de encontrar um influenciador com quem você se sente à vontade, crie um relacionamento mutuamente benéfico.

Sim, é provável que você compense essa pessoa para criar conteúdo para sua estratégia de marketing de influenciadores, no entanto, tornar os termos de seu relacionamento mutuamente benéficos garantirá oportunidades para ambas as partes mais tarde.

Certifique-se de deixar o influenciador saber como você pretende usar o conteúdo criado, e que você lhe marcará neste conteúdo.

Você também deve considerar patrocinar conteúdo criado por influenciadores para gerar ainda mais alcance. A maioria dos influenciadores com os quais interagimos normalmente não impulsionam seu conteúdo, portanto, o fato de sua marca promover seu conteúdo pode ser um grande avanço.

3. Dê uma direção específica sobre o conteúdo que você quer

Embora você queira dar aos seus parceiros influenciadores uma liberdade criativa, você também quer ter a certeza de definir claramente o que espera do relacionamento. Isso significa definir o número de imagens, vídeos, GIFs e hashtags que você deseja usar.

A pior coisa que pode acontecer é que você faz parceria com um influenciador e esse influenciador:

  • Cria conteúdo que não é reutilizável
  • Cria conteúdo que não está relacionado à sua marca
  • Cria um monte de Snapchat ou Instagram Stories que não são salvos e são perdidos para sempre.

Ao ser claro sobre o que você espera do conteúdo, você pode ter certeza de que ambas as partes sairão satisfeitas.

4. Métricas mensuráveis ​​de demanda

Quando você tiver tudo preparado para a sua estratégia de marketing com influenciadores, a última peça com a qual você precisa se preocupar é como você vai medir o esforço.

Não deixe o influenciador sair facilmente simplesmente aceitando o conteúdo e seguindo em frente. Recomendamos que você peça métricas específicas sobre o desempenho do conteúdo, ou seja, dados que mostram se o conteúdo direcionou o tráfego para seu website e se esse conteúdo influenciou as vendas.

Isso tudo pode ser feito definindo essa expectativa na frente – você pode referenciar o conteúdo por conta própria ou pedir que o influenciador relate o desempenho para você. Se você precisar pesquisar os dados por conta própria, poderá ver o conteúdo que foi criado para obter os dados de engajamento. A única métrica que você precisa que o influenciador compartilhe com você é a quantidade de impressões que foram criadas.

Para ver quanto tráfego foi direcionado ao seu website, é altamente recomendável configurar códigos UTM específicos para cada influenciador, para que você possa determinar quais influenciadores estão gerando os resultados de negócios mais lucrativos. Afinal, você quer ter certeza de que seus influenciadores de parceiros estão realmente influenciando os usuários a agir.

Conclusão

Como observado, embora o marketing de influenciadores possa ser extremamente benéfico, você precisa ser cauteloso sobre os influenciadores com quem você faz parceria, os relacionamentos que você desenvolve, as expectativas que você define e como você mede o impacto.

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